sábado, 20 de fevereiro de 2010

DONA MILITANIA: ÌCONE DA CULTURA POPULAR POTIGUAR


Militana Salustino do Nascimento ou Maria José, como prefere ser chamada, possui um nome batismal de descendência ibérica que foi herdado de sua mãe, que tinha Militana como segundo nome. Na época de seu batismo, sua madrinha colocou este nome em sua afilhada à revelia até de seus familiares que haviam escolhido o nome de Maria José para menina. Nasceu em Barreiros, comunidade de São Gonçalo do Amarante à 19 de Março de 1925, até pouco tempo residia no sítio Oiteiros,onde se criou, hoje mora no Loteamento Santa Terezinha com sua filha Benedita.

No sítio Oiteiros, Militana aprendeu com seu pai (Atanásio), o ofício de cuidar da terra, plantando e colhendo, porém, além disso, aprendeu o ofício que a tornaria famosa no universo cultural brasileiro: aprendeu a cantar romances velhos (ibéricos, medievais), com seu pai. E o mais interessante de tudo isso é que Militana nunca freqüentou a escola, mas mesmo sem saber ler e escrever tem em sua memória 54 romances.

Até os 66 anos de idade era uma ilustre desconhecida, porém em abril de 1991 o pesquisador e folclorista Deífilo Gurgel durante uma pesquisa sobre Romanceiro para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi aí a descoberta de Militana. Em setembro de 2005 aconteceu o momento mágico quando ela recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília.

Militana canta suas trovas luso-nordestinas, ibéricos e medievais, de príncipes e princesas, reis, cangaceiros, santos, coronéis, tramas de poderosos que datam de 500, 600, 700 anos antes de seu nascimento, e que encantam pela simplicidade como são declamados e pela riqueza que estão guardados os versos pela nobre romanceira. Romances que na maioria das vezes, são histórias trágicas, como a do Conde Amarante, em que a esposa chora a ausência do marido, enquanto dá ao filho “o leite de amargura” e se despede da vida. Outros como, Nau Catarineta, trazem poesias de terras distantes, desconhecidas, lugares que Militana navega com a memória e imaginação. É considerada por muitos estudiosos da cultura popular, a maior romanceira da atualidade.

Um comentário:

  1. Sou um admirador da cultura popular. Me parece muito bonito o trabalho da D Militânio. Ouvi falar dela em BH, na loja Trem Azul - Discos. Mas o cara não tinha nenhum trabalho dela.
    Onde posso encontrar gravações do trabalho da D. Maria Lose (Militânia)
    Harlan Allen - São Luis MA

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

ACESSE ESSES LINKS

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR