sábado, 20 de fevereiro de 2010

IGREJA MATRIZ DE SÃO GONÇALO RN

A Igreja tem antigas imagens de madeira, esculpidas com arte e beleza, das quais três também são tombadas em nível nacional: Nossa Senhora da Piedade, São Benedito e o Senhor Morto. Altares com os requisitos da arquitetura barroca, onde se destacam dois, confeccionados em madeira de excelente qualidade, construídos no século XIX, por um artífice nascido e criado em São Gonçalo, Pantaleão de Oliveira.

Um destes altares, o que fica do lado direito de quem entra no templo, foi completamente destruído por um incêndio, que ocorreu na noite de 31 de maio de 1950, tendo sido reconstruído em 1957, graças ao esforço e boa vontade do Professor João Fabrício e das irmãs Professoras Alzira e Paulina Queirós.

DONA MILITANIA: ÌCONE DA CULTURA POPULAR POTIGUAR


Militana Salustino do Nascimento ou Maria José, como prefere ser chamada, possui um nome batismal de descendência ibérica que foi herdado de sua mãe, que tinha Militana como segundo nome. Na época de seu batismo, sua madrinha colocou este nome em sua afilhada à revelia até de seus familiares que haviam escolhido o nome de Maria José para menina. Nasceu em Barreiros, comunidade de São Gonçalo do Amarante à 19 de Março de 1925, até pouco tempo residia no sítio Oiteiros,onde se criou, hoje mora no Loteamento Santa Terezinha com sua filha Benedita.

No sítio Oiteiros, Militana aprendeu com seu pai (Atanásio), o ofício de cuidar da terra, plantando e colhendo, porém, além disso, aprendeu o ofício que a tornaria famosa no universo cultural brasileiro: aprendeu a cantar romances velhos (ibéricos, medievais), com seu pai. E o mais interessante de tudo isso é que Militana nunca freqüentou a escola, mas mesmo sem saber ler e escrever tem em sua memória 54 romances.

Até os 66 anos de idade era uma ilustre desconhecida, porém em abril de 1991 o pesquisador e folclorista Deífilo Gurgel durante uma pesquisa sobre Romanceiro para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi aí a descoberta de Militana. Em setembro de 2005 aconteceu o momento mágico quando ela recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília.

Militana canta suas trovas luso-nordestinas, ibéricos e medievais, de príncipes e princesas, reis, cangaceiros, santos, coronéis, tramas de poderosos que datam de 500, 600, 700 anos antes de seu nascimento, e que encantam pela simplicidade como são declamados e pela riqueza que estão guardados os versos pela nobre romanceira. Romances que na maioria das vezes, são histórias trágicas, como a do Conde Amarante, em que a esposa chora a ausência do marido, enquanto dá ao filho “o leite de amargura” e se despede da vida. Outros como, Nau Catarineta, trazem poesias de terras distantes, desconhecidas, lugares que Militana navega com a memória e imaginação. É considerada por muitos estudiosos da cultura popular, a maior romanceira da atualidade.

INFORMAÇÕES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN

Clima

Tropical chuvoso com verão seco. O período chuvoso ocorre entre os meses de Fevereiro e Setembro.

Relevo

Menos de 100 metros de altitude, caracterizado por Tabuleiros Costeiros.

Solo

Tipos de solo predominantes em São Gonçalo do Amarante: Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico, Solos Aluviais Eutróficos e Solos Indiscriminados de Mangues.

Os latossolos são utilizados em certos trechos com fruticultura (manga, banana, jaca, etc.) e culturas de mandioca, milho, feijão e pastagens. Os solos aluviais são cultivados com a cultura de cana-de-açúcar, pastagens e fruticultura (coqueiros, mangueiras, laranjeiras, etc.). E os solos indiscriminados de mangues não são utilizados para agricultura, uma vez que estão totalmente cobertos pela vegetação natural.

Formação Vegetal

Floresta Subperifólia

Vegetação constituída por árvores sempre verdes, possuem grande número de folhas largas, troncos relativamente delgados, densa e o solo apresenta-se recoberto por uma camada de húmus.

Floresta Subcaducifólia

Vegetação que se caracteriza pela queda das folhas das árvores durante o período seco.

Formação Tabuleiros Litorâneos

Vegetação encontrada cobrindo os Tabuleiros Costeiros, geralmente, são áreas onde ocorreu intervenção humana. Manguezal: sistema ecológico costeiro tropical dominado por espécies vegetais – mangues e animais típicos, aos quais se associam outras plantas e animais adaptadas a um solo periodicamente inundado pelas marés, com grande variação de salinidade.

CAMPO DE VÁRZEA

Vegetação que ocorre nas várzeas úmidas e periferia de cursos d’água, constitui-se, principalmente, por espécies herbáceas da família das gramíneas e ciperáceas. Entre outras espécies destacam-se o junco, baronesa e periperi.

HIDROGRAFIA

Está constituído dentro da bacia hidrográfica do rio Potengi, chegando a ocupar uma área de 3.180 km no trecho perenizado. O rio também banha outros municípios como: São Tomé, Macaíba, Cerro Cora, entre outros.

ECONOMIA

São Gonçalo do Amarante, desde a década de 60, destaca-se na produção de telhas e tijolos, possuindo atualmente 12 cerâmicas e 2 olarias em funcionamento. Este mercado foi impulsionado a partir do momento em que o setor imobiliário começou a se expandir em Natal, com a construção de diversos conjuntos habitacionais, o que aumentou a demanda por matérias de construção como tijolos e telhas. Além disso, o município conta com uma grande diversidade de indústrias, que inclui indústrias de couro e pele, material de construção, papel, bebidas e refrigerantes, entre outras.

A região possui ainda uma vasta produção nos segmentos de Agricultura, Pecuária e Artesanato. Há uma grande variedade na produção de alimentos como: milho, batata-doce, banana, caju, hortaliças, algodão herbáceo, etc. Como as condições climáticas são favoráveis nesta parte do estado, há um grande destaque na pecuária bovina, na sinocultura e avicultura. Nesta localidade, onde a pesca também é predominante, a criação de crustáceos e moluscos se torna uma das principais atividades econômicas.

GASTRONOMIA

Destaca-se o camarão, a galinha caipira e outros crustáceos, como ostra, siri e sururu. Na comunidade chamada Pajuçara pode-se apreciar o melhor camarão preparado à moda dos pescadores ou com algumas particularidades, como uma boa porção de camarão combinada com uma tapioquinha fresquinha; o famoso pirão de camarão, camarão ao alho e óleo; ou um filé de siri, e outras delícias com muita fartura.

Na comunidade de Rio da Prata, destaca-se a fabricação de doces e os deliciosos licores de frutas tropicais, dos mais diversos sabores fabricados especialmente na granja de uma figura ilustre da comunidade, conhecida como Fátima de Rio da Prata.

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENTE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

ACESSE ESSES LINKS

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR